Biografia gregório de matos
Literatura Brasileira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia
Biografia Criativa de
Gregório de Matos
Salvador, 2010
Biografia Criativa de Gregório de Matos
Por:
Amanda Peneluca
Andresa Santos
Bruno Giffoni
Priscila Lima
Orientadora: Luciana Castro
Salvador, 2010
Introdução
Gregório de Matos e Guerra foi um poeta nascido em 1636 em Salvador, no estado da Bahia, que se tornou famoso pelas suas poesias satíricas e líricas (amorosas, religiosas e filosóficas). É influenciado pela estética do Barroco e pelo cultismo e conceptismo, sendo assim um dos principais iniciantes do movimento do Barroco no Brasil. Apresenta um estilo versátil, dividido entre individual e o de época.
O poeta foi conhecido por muitos como “Boca do Inferno” devido as suas poesias sátiras, muitas vezes trabalhando o chulo em violentos ataques pessoais. É possuidor de uma personalidade instável, o que é possível notar em seus poemas as contradições, oscilando entre o amor e o pecado, o sagrado e o profano. ”Sendo mulherengo, boêmio, irreverente, iconoclasta e possuidor de um entusiasmo pelas mulatas, apresenta em suas obras características marcantes dessa admiração”. Além disso, não tinha receio de fazer o que queria, mesmo se aquilo não fosse o certo ou que não agradace a outros, não se arrependendo de seus pecados. Na maioria de seus poemas utilizava palavras de baixo calão, talvez para dar mais ênfase e buscar uma maior atenção ou, possivelmente, para provocar a Igreja Católica e alguns políticos.
Contudo, Gregório foi muito influenciado pelo estilo de época, que naquele tempo era o Barroco, ao fazer uso do estilo conceptista e cultista, através de raciocínios sutis e jogos de palavras. Em alguns casos, era feito um abuso muito grande de figuras de linguagens. Em suas