Quinhentismo e barroco
Este trabalho da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo Prof. Gilvan Costa, desenvolvido pelo aluno Yann Gabriel, do curso de Informática do Instituto Federal de Sergipe, IFS.
A referida atividade é sobre os dois primeiros períodos literários brasileiros, quinhentismo e barroco respectivamente, e tem como objetivo caracterizá-los, mostrando o seu conceito, diante das transformações do seu período histórico, além de demonstrar seus principais autores e suas produções artísticas.
Define-se como quinhentismo, toda a produção literária brasileira que fora feita no século XVI, 1501 até 1600, anos seguintes à chegada portuguesa no Brasil, sua principal características é que suas obras foram feitas, em sua totalidade, por portugueses, além do que parte das obras quinhentistas não possui nenhum valor literário, tendo como sua principal importância documento histórica. O movimento barroco, diferente do quinhentismo, foi um estilo que se desenvolveu na Europa, sua principal característica é o dilema, a contradição entre a razão e a religião, o conflito entre a visão antropocêntrica e teocêntrica, o barroco brasileiro começou no inicio do século XVII, 1601 por isso também é denominado seiscentismo.
2. Quinhentismo
A chegada portuguesa no Brasil foi um marco histórico e cultural que influenciou ambos os povos, causando um certo encantamento e espanto, o quinhentismo é o período literário que marca os primeiros contatos entre Portugal e a nova terra recém achada. O quinhentismo divide-se em dois subgrupos: literatura dos viajantes (ou de informação) e a literatura jesuíta (ou de catequese).
2.1. Literatura dos viajantes A literatura de informação é considerada o primeiro período literário brasileiro, caracteriza-se de documentos escritos, em forma de prosa, por portugueses em terras brasileiras, seu principal objetivo era informar a coroa portuguesa sobre a terra recém-descoberta, um dos mais celebre exemplo dessa