Biografia gilberto gil
Gilberto Passos Gil Moreira nasce em Salvador, no dia 26 de junho de
1942. Três semanas após o nascimento, sua mãe o leva para o interior, onde a família já residia. É na pequena cidade de Ituaçu que transcorre a tranquila e alegre infância do menino Gilberto. A vocação musical desperta cedo em sua vida: aos três anos de idade já manifesta o desejo de ser músico, fascinado pelos sons da banda local, do sanfoneiro Cinézio e dos cantadores e violeiros. Ouvia com atenção os grandes sucessos das rádios do Rio de Janeiro, e nos dois ou três gramofones da cidade, os poucos discos que chegavam, como os de Orlando Silva, Bob Nelson e Luiz Gonzaga.
Em 1952 Gilberto e sua irmã vão estudar em Salvador. É admitido no Colégio dos
Irmãos Maristas e matricula-se, no mesmo ano, numa academia de acordeom. Na capital, seu universo ainda predominantemente rural entra em contato com os rítmos litorâneos, deixando-se cativar pela música de Dorival Caymmi. Os novos estilos vindos do Sul do país e o Jazz das Big Bands despertam seu interesse. Aos 18 anos de idade forma com amigos o conjunto "Os Desafinados", onde reveza no acordeom e vibrafone.
O mundo da harmonia moderna já se tornara importante em sua vida, mas a grande virada se dará com o impacto causado por uma das mais relevantes personalidades da música popular brasileira...
Final dos anos 50: a bossa nova revoluciona a música brasileira. No rádio,
Gil escuta o cantor e violonista baiano João Gilberto, um dos expoentes máximos do movimento. O efeito da batida de João no ouvido de Gil é forte. Ele logo abandona o acordeom e passa a tocar violão. No início da década de 60, já está compondo. À época, já está também fazendo jingles, cantando na TV local - e cursando
Administração de Empresas na Universidade da Bahia. A universidade vive então um período de efervescência cultural, promovendo importantes eventos de vanguarda, como o Seminário de Música, dirigido pelo professor e compositor H.J.