Gilberto Gil
Gilberto Gil é um músico brasileiro e um dos criadores do movimento tropicalista nos anos 60. Nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador, Bahia. É o primeiro filho de José Gil Moreira, médico e Claudina Passos Gil Moreira, professora. A família morava em Tororó, na época, um dos bairros mais pobres de Salvador. Devido a dificuldades em trabalhar, seu pai decidiu mudar-se com a esposa para a cidade de Ituaçu. Depois o casal saiu para Salvador, para que a criança nascesse na capital e três semanas após o nascimento, a família retornou para a cidade de Ituaçu - onde Gil passou toda a sua infância.
Ainda na infância, ganhou um violão de presente da mãe e conheceu a música de João Gilberto, o que lhe deu grande impulso para se tornar músico. Aos nove anos de idade, Gilberto e sua irmã mudaram-se para a cidade de Salvador, onde foram aceitos no Colégio Nossa Senhora da Vitória . Ele tentou cursar engenharia, porém, como não conseguiu, decidiu fazer cursinho, para tentar cursar administração de empresas, onde foi aprovado. Na faculdade, conheceu Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia. Posteriormente, realizaram a primeira apresentação no teatro Vila Velha, em 1964, com o Show chamado "Nós, Por Exemplo".
A grande guinada de Gilberto Gil foi no III Festival de Música Popular Brasileira, onde apresentou a sua música “Domingo no Parque”. O festival foi produzido pela Rede Record. Gil participou do manifesto tropicalista junto com Caetano Veloso, Torquato Neto Tom Zé, Rogério Duprat. A idéia do movimento era juntar os elementos da música inglesa e americana junto com os ritmos brasileiros. Causou polêmica, porém, abriu portas para uma nova etapa na música popular brasileira.
Em fins dos anos 60, foi exilado junto com Caetano Veloso para a Inglaterra, por conta da censura do regime militar. Juntou-se à Maria Bethânia, Gal Costa e Caetano e formou a banda chamada Doces Bárbaros, que rendeu várias turnês e um álbum.
Gil é dono de canções