Biografia de leonard euler
Leonard Euler nasceu a 15 de Abril de 1707, em Basileia, Suíça.
Seu pai, Paul Euler, estudou Teologia na Universidade de Basileia onde aprendeu Matemática com Jean Bernoulli (1667-1748). Tornou-se ministro religioso e casou-se com Margaret Brucker, filha de outro homem de igreja.
Quando Leonard completou um ano de vida, os seus pais mudaram para Riehen, perto da Basileia, onde Euler cresceu.
Desde pequeno, foi ganhando gosto pela Matemática. As aulas que seu pai lhe dava terão tido uma influência decisiva no seu fascínio pela disciplina. Quando chegou a altura de ir para a escola, foi enviado para a Basileia, para casa da avó materna. Na escola, pouco aprendeu de Matemática. Porém, o gosto que tinha ganhado pela disciplina levou-o a estudar sozinho diversos livros de Matemática e a ter lições às escondidas.
Paul Euler, que ambicionava para o filho uma carreira de teólogo, colocou o jovem Leonard na Universidade de Basileia para aí seguir estudos de Teologia. Na altura do ingresso na universidade, Euler realizou, por sua iniciativa, um exame pelo qual Jean Bernoulli descobriu o seu potencial para a Matemática.
Conheceu, assim, Jean Bernoulli e tornou amigos dos seus dois filhos Nicolaus (1695-1726) e Daniel (1700-1782).
Em 1723, obteve o grau de Mestre em Filosofia. Começou, no Outono desse mesmo ano, a estudar Teologia, seguindo, assim, os desejos de seu pai. Mas, embora tendo sido toda a vida um cristão devoto, nunca sentiu o mesmo entusiasmo pela Teologia que sentia pela Matemática.
Por isso, ajudado por Jean Bernoulli, convenceu o seu pai a deixá-lo mudar para o curso de Matemática.
De qualquer modo, Euler recebeu uma instrução bastante ampla, pois estudou, além de Matemática, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais.
Em 1726 terminou os estudos na Universidade de Basileia. No ano seguinte foi nomeado para o Grande Prêmio da Academia de Paris com um trabalho sobre mastros de navios. Apesar de não ter, ganho ficou