Atps
(Junqueira, 1986, p. 5)
Negociação é um processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda, sua argumentação
E que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
(Fisher e Ury e Hodgson, 1985, 1966, p. 15)
Definem negociação, como um processo de comunicação bilateral que envolve um elemento de pergunta e barganha. Para compreender a importância da abordagem sistêmica no campo da negociação, torna – se essencial que o leitor tenha um conhecimento prévio da “arte de negociar”. Atualmente saber negociar tornou – se fator determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal, bem sucedida; trata-se de uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo nervoso.
A negociação é um conceito em continua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; e atualmente esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, para que atinjam os benefícios pretendidos.
(Dante P. Martinelli)
Pode ser compreendida como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produz benefícios duradouros para todos os participantes. E a negociação envolve três etapas – chaves; a análise, o planejamento e a discussão.
(José Carlos Martins F. de Mello) * Estratégia de Competição (usam-se táticas para obter vantagens financeiras e a necessidade de manter um relacionamento). * Estratégia de Cooperação (usam-se táticas para ambos obter ganhos financeiros e também manter ou aumentar o relacionamento entre eles)
Conceito do grupo referente à negociação entre familiares
Nossa preferência é negociação com pessoas desconhecidas, pois muitas vezes o outro lado da negociação no caso seja familiar por