Biografia de john bardeen e suas contribuições.
Nasceu em Madison, Wisconsin em 23 de maio de 1908. Seu pai, Charles Russell Bardeen, foi à primeira pós-graduação da Escola de Medicina Johns Hopkins e fundador da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin. Sua mãe, Althea Harmer, estudou arte oriental no Pratt Institute e praticou design de interiores em Chicago. Ele foi um dos cinco filhos.
John recebeu sua educação primária e secundária em Madison. Estudou Engenharia Elétrica na Universidade de Wisconsin, recebendo um BS em 1928 e um MS em 1929. Nos anos de 1930 a 1933 Bardeen se dedicou a pesquisas em geofísica no Golfo Research Laboratories, em Pittsburgh, Pensilvânia. Em 1933, ele voltou à pós-graduação em física matemática na Universidade de Princeton, onde teve a sua primeira introdução à teoria do estado sólido do Professor EP Wigner, e recebeu seu PhD em 1936. De 1935 a 1938, John trabalhou com os professores JH Van Vleck e PW Bridgeman como Junior Fellow da Society of Fellows da Universidade de Harvard. De 1938 a 1941, ele foi professor assistente na Universidade de Minnesota e de 1941 a 1945, no Laboratório de Artilharia Naval em Washington, DC. No outono de 1945, ele se juntou ao grupo de pesquisa recém-formado em física do estado sólido no Bell Telephone Laboratories, Murray Hill, New Jersey. Foi lá que ele se interessou em semicondutores e com WH Brattain descobriu o efeito transistor no final de 1947. Ele deixou a Bell Labs em 1951 para tornar-se professor de Engenharia Elétrica e de Física na Universidade de Illinois, Urbana, onde foi Professor e Professor Emérito.
No Illinois, Bardeen criou dois programas de pesquisa principais, um no Departamento de Engenharia Elétrica lida com dois aspectos experimentais e teóricos de semicondutores, e um no Departamento de Física que lidava com aspectos teóricos de sistemas quânticos macroscópicos, particularmente supercondutividade e líquidos quântica. A teoria microscópica da supercondutividade, desenvolvida em colaboração com a