Biografia de Francisco de Assis
Gika Simão
Procurei ler a biografia deste santo para compreender melhor a importância e as etapas da vida dele, para a Igreja Católica. Trata-se de Francisco de Assis antes e depois da sua conversão. É bom lembrar que há inúmeras biografias impressas sobre este santo, e todas devem ser respeitadas, mas pelo fato de divergirem muitas vezes entre si, coloquei aqui o que achei mais convincente, ou seja, o que realmente acredito dentro de cada obra lida durante o curso.
Francisco de Assis foi o fundador da Ordem dos Frades menores. Nasceu em Assis, Itália, em 1181, e morreu em Porciúncula em 1226. Foi canonizado no ano de 1228, quando passou a ser considerado santo pela Igreja Oficial da época. Comemora-se o seu dia em 04 de outubro.
Francisco Bernadone foi filho de um rico comerciante de tecidos da era medieval, teve uma juventude frívola e descuidada em companhia de outros jovens boêmios.
A experiência nas lutas entre Assis e Perúgia e a séria enfermidade conseqüente levaram-no à conversão, a partir do momento em que um dia, na Igreja de São Damião, pareceu-lhe ouvir uma imagem de Cristo dizer-lhe: -"Francisco, restaura minha casa decadente."
Tomou no sentido literal as palavras que ouvira e vendeu mercadorias da loja de seu pai para reformar essa igreja.
Como resultado, seu pai repudiou-o e deserdou-o. O jovem saiu de casa, sem dinheiro algum, para unir-se à "Irmã Pobreza", quando passou a viver a verdadeira vida apostólica e a pregar o ideal religioso para os fieis pobres da sociedade medieval; passados três anos, o Papa Inocêncio III autorizou Francisco e seus onze companheiros a tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.
Deu-se, assim, o início da Ordem dos Frades Menores, que tinha como sede a Capela Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, perto de Assis. O número de candidatos à ordem era muito grande e, sendo assim, foi aberto outro convento, em Bolonha; porém, por