1, 2, 3 Chatô
O livro é a biografia de jornalista que mudou, literalmente, a história do Brasil. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu em Umbuzeiro na Paraíba em 1892. Além de “feio, raquítico, amarelo e opilado”, o menino era gago e só aprendeu a ler e escrever aos nove anos de idade. O que não o impediu de fazer a faculdade de Direito em Recife e aprender alemão e francês.
Ajudou Getúlio Vargas, do qual era amigo, a chegar ao poder na Revolução de 30. Fundou a primeira emissora de TV da América Latina: a TV Tupi. Fundou o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Casou-se, oficialmente, três vezes e teve três filhos (Fernando, Gilberto e Teresa). Mas seus casamentos não duraram muito. Boêmio, infiel e mulherengo ele vivia cercado de mulheres, muitas mulheres. Era amigo de ricos industriais, banqueiros e políticos influentes.
No exterior, ficou conhecido como o “Cidadão Kane” brasileiro, em alusão ao famoso filme homônimo de Orson Welles. Na política, Chateaubriand chegou a ser senador e, depois, embaixador do Brasil na Inglaterra, onde