REUTILIZAR
Reutilizar, qual o segredo? Descobre tudo sobre a Reutilização!
A Reutilização é uma atitude que se promove de uma forma bastante individual (ou no seio de pequenos grupos, como uma família), pelo que tudo aquilo que se possa produzir a partir de matéria usada, decorre meramente da imaginação, da necessidade de cada um e da finalidade que cada um lhe quer dar. Problemas Parcelares abordados: O que é Reutilizar? Como Reutilizar? Que materiais podem ou não ser Reutilizados? Como e onde pode o comum cidadão, adquirir material reutilizável?
O que é Reutilizar?
Reutilizar consiste em usar um produto mais do que uma vez, sem que este sofra qualquer tipo de alteração ou processamento complexo (sendo apenas limpo) e independentemente do fato de se lhe atribuir a mesma função ou não. Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis devendo ser, por isso, guardados para um momento posterior.
O processo de reutilização pode ser levado a cabo de duas formas: reutilizando os produtos em casa (reutilização caseira/ doméstica) ou levando-os de novo à fábrica onde serão posteriormente reutilizados (reutilização industrial). No entanto, o tipo que iremos desenvolver mais é a reutilização doméstica, já que no caso da industrial, o processo de reutilização não está realmente em nossas mãos.
Procedendo agora a uma análise comparativa com os outros 2 R’s, podemos aferir o seguinte: a reutilização é uma forma de redução, já que os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados, sendo poupadas matérias-primas e energia; por outro lado a reutilização (neste caso industrial) é também um processamento que pode ocorrer sobre um determinado material após este ter sofrido reciclagem. Por exemplo, a matéria-prima resultante da reciclagem de determinados produtos sofre Reutilização Pós-Reciclagem.
Como Reutilizar?