Azaléia
O termo azaléia é muito comum no Brasil, apesar de ser menos correto. Azaléia deriva de azálea (termo correto no Brasil), o termo em latim dado por Lineu em 1735. A palavra azálea tem origem no grego e significa "seco" ou "árido". Talvez esse nome tenha sido dado porque antes de florescer a azálea é apenas um arbusto com ramos secos.
Algumas espécies nativas foram transportadas para a Bélgica e Holanda, e lá foram alteradas geneticamente. Por esse motivo, a azaléia apresenta uma grande variedade de cores, podendo ser vermelha, rosa, branca ou uma mistura destas três cores. Esta planta deve ser cultivada em exposição total ao sol, se adapta bem ao frio e aprecia solos ácidos.
No Brasil a espécie mais popular é a Rhododendron indicum, que apesar de naturalmente apresentar flores roxas, rosas e brancas, pode ser encontrada em várias outras tonalidade graças à manipulação genética.
A azaléia, planta da família das Ericáceas, normalmente significa "alegria de amar" e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A azaléia cor de rosa representa o amor à natureza; a azaléia branca é uma indicação de romance e a azaléia vermelha , quando oferecida a alguém, significa que você ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por azaléias estão relacionados com elegância e felicidade.
A azaléia está associada a uma lenda chinesa. Esta lenda conta a história de um imperador destemido que alcançava vitórias fantásticas em guerras. Apesar disso, ele não era feliz. Isto porque ele não tinha o amor de uma mulher que só conseguia vislumbrar nos seus sonhos. Um certo dia, quando estava regressando de mais uma batalha, um vendedor lhe ofereceu uma bela planta com flores maravilhosas. Deslumbrado