Biografia de fisico
Pauli estudou no Döblinger Gymnasium em Viena, graduando-se com honra em 1918. Apenas dois meses após a graduação, ele publicou seu primeiro ensaio científico, sobre a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Freqüentou então a Universidade Ludwig-Maximilian de Munich, trabalhando com Arnold Sommerfeld, onde recebeu seu doutorado em julho de 1921 por sua tese sobre a teoria quântica da molécula de hidrogênio ionizada.
Sommerfeld propôs a Pauli a revisão da parte de relatividade numa enciclopédia alemã, a Encyklopaedie der mathematischen Wissenschaften. Dois meses depois de receber seu doutorado, Pauli completou o artigo, apresentado com 237 páginas. Ele foi elogiado por Einstein, publicado como monografia, e continua até hoje uma referência sobre o tema.
Esteve um ano na Universidade de Göttingen como assistente de Max Born, e no ano seguinte em que esta se tornou o Instituto Niels Bohr de Física Teórica em Copenhague. Ficou entre 1923 e 1928 como conferencista na Universidade de Hamburgo. Durante este período, teve à disposição material para o desenvolvimento da mecânica quântica moderna. A formulação do princípio de exclusão e a teoria do spin não relativístico são desta época. (veja adiante uma lista de suas contribuições à ciência).
Em maio de 1929, Pauli deixou de ser católico; em dezembro, deste ano, casou-se com Käthe Margarethe Deppner. O casamento não deu certo e eles se divorciaram em 1930, menos de um ano depois.
No começo de 1931, logo após seu divórcio e a proposição do neutrino, Pauli teve um grave colapso. Ele consultou o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, que vivia, como ele, próximo de Zurique. Pauli começou logo a interpretar seus sonhos e tornou-se um dos melhores estudantes de psiquiatria. Cedo, ele começa a criticar cientificamente a epistemologia da teoria de Jung e