Biografia filosofo, fisico e matematico
RENÉ DESCARTES
René descartes nasceu em 31 de março de 1596 em La Haye, a cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Paris. A sua mãe, Jeanne Brochard, morreu quando ele tinha um ano. O seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuía terras e o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza, e era Conselheiro no Parlamento de Rennes, na vizinha província da Bretanha, que constitui o extremo noroeste da França. Estudou no colégio Jesuíta Royal Henry. Na época o colégio mais prestigiado da França, com o objetivo de treinar as melhores mentes. Descartes estudou ali entre 1607 e 1615.
Apesar de apreciado por seus professores, ele se declara, no “Discurso Sobre o Método”, decepcionado com o ensino que lhe foi ministrado: a filosofia escolástica não conduz a nenhuma verdade indiscutível, “Não encontramos ai nenhuma coisa sobre a qual não se dispute”. Só as matemáticas demonstram o que afirmam. “As matemáticas agradavam-me sobretudo por causa da certeza e da evidência de seus raciocínios.” Mas as matemáticas são uma exceção, uma vez que ainda não se tentou aplicar seu rigoroso método a outros domínios. Eis por que o jovem Descartes, decepcionado com a escola, parte à procura de novas fontes de conhecimento.
Formou-se em direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau na Holanda, onde estabelece contato com as descobertas recentes da matemática. Aos 22 anos, começa a formular sua “geometria analítica” e seu “método de raciocinar corretamente”. Rompe com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.
Em 1628 compôs as Regras para a Direção do Espírito e parte para os países baixos, onde viverá até 1649. Em 1629 começa a redigir o Tratado do mundo, uma obra de física na qual aborda a sua tese sobre o heliocentrismo. Porém , em 1633, quando Galileu é condenado pela Inquisição, Descartes