Biografia de claude monet
Por volta de 1845 (Monet já com 5 anos de idade), o seu pai recebe uma oferta de emprego de um seu parente, que vivia em Le Havre. Claude Adolphe e a sua família mudam-se então para Le Havre, pequena vila na costa da Normandia.
Em Le Havre, Monet frequenta a escola primária e recebe uma educação clássica onde aprende Latim, Grego e frequenta a escola municipal de desenho.
Em 28 de Janeiro de 1857, morre a sua mãe, tendo ficado a cargo da sua tia.
Começa por pintar a carvão, pequenos desenhos e caricaturas, barcos, paisagens. Normalmente estes desenhos eram pintados aos domingos, muitos deles sem data. Tornaram-se populares ao ponto de tê-los começado a vender.
Foi também nesta altura que conheceu Boudin, 16 anos mais velho que Monet, ensinou-lhe algumas das técnicas de pintura, tornando-se o seu mentor. Com a direção de Boudin, Monet pinta a sua primeira paisagem - “View from Rouelles”, exibida em 1858 na exposição municipal em Le Havre. Esta pintura, também conhecida com “Vue des bords de la Lezarde”, pensava-se perdida, até ser descoberta cerca de 100 anos depois.
Em Abril de 1859, Monet foi para Paris para visitar o Salão de Exposição de Indústria de Paris, onde estabeleceu contato com muitos outros artistas.
No mesmo ano, mas no Inverno, Monet muda-se definitivamente para Paris, para frequentar a Academia Privada Suíça, onde conhece Pissaro e Coubert. Aqui, e nesta altura, pintou várias figuras, mas nenhuma delas resistiu até hoje.
Em Junho de 1861, foi