Biografia de bhaskara
Também conhecido como Bhaskaracharya nasceu na cidade de Vijayapura, num local de excelente tradição de matemáticos. Seu pai era astrônomo e lhe ensinou os princípios da matemática e astronomia.
Foi chefe do observatório astronômico de Ujjain, escola de matemática muito bem reconhecida. Bhaskara foi especialista em estudos sobre álgebra, o que levou a aprofundar suas pesquisas sobre as equações e sistemas numéricos. Escreveu três obras fundamentais: “Lilavati”, “Bijaganita” e Siddhantasiromani. A primeira trata de questões ligadas à aritmética, ao passo que a segunda obra refere-se à álgebra, problemas de equações lineares e quadráticas, progressões aritméticas e geométricas. A última obra, “Siddhantasiromani”, é dividida em duas partes: a primeira trata sobre astronomia, a segunda, sobre a esfera.
Bhaskara trabalhou com a questão da raiz quadrada em equações, sabendo que existia duas raízes na resolução da equação de segundo grau, mas não há registros sólidos de que a conhecida fórmula de Bhaskara seja realmente dele. Isso acontece por que as equações até o século XVI tinham letras, o que foi usado depois daquele século pelo matemático francês François Viète.
O que se conhece no Brasil pela fórmula de Bhaskara não é comprovado pelos escritos e estudos encontrados, mas isso não quer dizer que o matemático indiano não tenha os seus méritos. As seguintes equações referentes ao estudo do seno e cosseno foram concebidas por ele: sen(a+b)= sen a .cos b + sen b .cos a/ sen(a-b)= sen a .cos b - sen b .cos a
Em 1207, foi criada uma instituição para estudar suas obras. Morreu em Ujjain, na índia em 1185, com 71