Medidas de tempo
INTRODUÇÃO
1.1 – OBJETIVOS Essa experiência tem como objetivo, determinar o tempo de reação individual a um estímulo, de modo que possamos associar esse tempo de reação a incerteza da medição de intervalos por ele praticado. Tem ainda a intenção de mostrar a importância do tempo de reação de cada pessoa no dia a dia.
1.2 – MATERIAL UTILIZADO
Os materiais utilizados nessa experiência estão contidos no KEM, que é um kit para experiências mecânicas, e são eles: Corpo Básico, Armadores, Esfera com gancho, Escala Milimetrada Complementar, Cronômetro, Régua Milimetrada e cordão. Ao chegarmos ao laboratório, o material que utilizaríamos no experimento já estava montado e disponível nas mesas.
Observe a ilustração da montagem:
PROCEDIMENTOS E ANÁLISES
Reunimo-nos com um colega para a realização do experimento, pois, para a realização das experiências, se faz necessário a presença de duas pessoas.
Nosso colega segurou a régua graduada na maior graduação, de forma que a régua ficasse verticalmente e com a graduação 0 (zero) apontando para o chão. Mantivemos os dedos polegar e indicador entreabertos (cerca de 3cm), e com a régua na marca 0 (zero) entre eles. Sem aviso prévio, nosso colega soltou a régua, e seguramo-la com os dedos, tendo o cuidado de no final desse movimento, tomarmos nota do número em que seu polegar (ou indicador) está posicionado, e anotar na TABELA I-A, tendo o cuidado de converter centímetros em metros, já que a tabela recebe dados em metros, para isto, basta dividir o valor coletado por 100 (cem). Agora, será feito o inverso, nós trocaremos de lugar com nosso colega, e soltaremos a régua para ele, seguindo o mesmo procedimento, anotando o novo resultado na TABELA I-B. Repetimos o procedimento até que toda a TABELA I estivesse preenchida. Temos ainda uma segunda coleta de dados, dessa vez com medidas de tempo. Vejamos o procedimento: Medimos o comprimento do cordão que suporta a esfera com