Trabalho
A conduta ética deve ser um aprendizado e uma tarefa enquanto o ser humano existir, não deve se restringir a um grupo de pessoas; todos nós precisamos da ética. A melhor lição que se pode dar sobre o comportamento ético é o exemplo, o qual é passado de pais para filhos, de educadores para estudantes, dos mais vividos para os inexperientes etc.
O universitário brasileiro precisaria ser dotado de uma ética especial, uma vez que são poucos os que conseguem ocupar os bancos da universidade e para propiciar ensino superior a esses selecionados, o Brasil deixou de investir em saneamento básico, saúde, moradia, educação de base, emprego. Toda escola privada recebe subsídios do Estado e este é sustentado por uma legião de excluídos que dele pouco recebe, em comparação com aqueles que, na carência de recursos de uma nação emergente, podem ser considerados verdadeiramente privilegiados.
O estudante de Direito, em especial, carrega consigo a árdua tarefa de prover o exemplo ético de maneira mais intensa, pois optou por uma carreira cujo núcleo é trabalhar com o certo e o errado. Este acadêmico tem a responsabilidade numa maior gradação se comparado aos estudantes destinados a outras carreiras, uma vez que precisam o que é moralmente certo e a que um a ser eticamente responsável.
Na faculdade de direito o estudante precisa ser estimulado a desenvolver sua formação ética inicial e, depois de conclusa a graduação, queira-se ou não, estará ele entregue a um mercado de trabalho com normativa ética bem definida. Os advogados têm Código de Ética positivado e cada vez mais inovado; juízes e promotores também dispõem de normatividade ética a partir da Constituição Federal. Todas as demais carreiras jurídicas não podem prescindir de comandos éticos.
Cabe ressaltar que a expansão do ensino jurídico atendeu a uma filosofia dos últimos anos, a partir da crença de que a boa escola expulsaria a escola sofrível. Com isso, hoje são mais de mil as