Biografia de antonio carlos gomes
Antônio Carlos Gomes, um dos mais importantes compositores de ópera brasileira com seu estilo romântico, nasceu em Campinas no dia 11/06/1836. Seus pais eram Manoel José Gomes e Fabiana Jaguari Gomes.
A vida de Carlos Gomes foi marcada pela dor de perder uma mãe cedo e pelas dificuldades que o pai passava.
Ainda jovem formou uma banda com os irmãos, ganhando apoio para revelar seu talento, passando assim a alternar o seu tempo entre o seu trabalho na alfaiataria e a banda.
Aos 15 anos começou a compor músicas de vários estilos musicais, aos 18 compôs sua primeira missa, chamada Missa de São Sebastião, e que foi dedicada ao pai. Aos 21, compôs a música suspiro d’alma, que continha versos de um poema de Portugal. Mais tarde, compôs um hino acadêmico cantado hoje em dia pelos jovens da faculdade de direito. Havia, no entanto, um empecilho para sua carreira deslanchar, mesmo com grande apoio, não tinha recursos suficientes para viajar.
Aos 34 anos conseguiu se mudar para o Rio de Janeiro, passando a estudar no conservatório de música, onde teve a oportunidade de apresentar as suas primeiras óperas. Foi reconhecido então pelo imperador Pedro II, sendo apoiado e financiado, podendo viajar para a Itália e desenvolver diversas obras, visto que ganhou uma bolsa de estudos em Milão. Entre tais obras estavam “Tosca”, ”Salvador Rosa” e “Maria Tudor”.
Depois de um tempo, voltou ao Brasil, dirigindo suas obras “O Guarani” e “Salvador Rosa” e apresentando também “Hino a Camões”.
Passou a dividir seu tempo entre seu país e a Europa. No Rio, por exemplo, fez uma homenagem à princesa Isabel, apresentando “O escravo”. No entanto, com a proclamação da república,perdeu o apoio oficial e a chance de dirigir a escola de música do Rio de Janeiro.
Em Milão, estreou “O condor”, porém entrou em um momento atribulado, estando doente, deprimido e com problemas financeiros.
Para nossa tristeza, esse foi o período em que fez seu último trabalho, ”Colombo”, dedicado