Biografia de aleijadinho
Aleijadinho era o apelido de Antônio Francisco Lisboa que nasceu em Vila Rica na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, atual cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.
Ele nasceu em 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 e era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.
Antônio Francisco Lisboa tinha vários meio-irmãos, filhos do casamento do seu pai. Um destes meio-irmãos era o padre Félix Antônio Lisboa, que também foi escultor. Ele não se casou, mas teve um filho aos 47 anos, a quem chamou Manuel Francisco Lisboa, mesmo nome de seu pai.
Documenta-se que ele era pardo escuro, tinha a voz forte, a fala arrebatada e o gênio irritado. Sua estatura era baixa, o corpo cheio e mal configurado, o rosto e a cabeça redondos, o cabelo preto e anelado, com barba cerrada, a testa larga, o nariz retangular e algum tanto pontiagudo, os beiços grossos, as orelhas grandes e o pescoço curto. Tinha o apelido de Aleijadinho por causa de uma doença que ele contraiu por volta de 1777, que reduziu seus movimentos e lhe deformou o corpo. A exata natureza dessa doença é objeto de controvérsias. Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés Aleijadinho passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar.
Aleijadinho foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.
Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, porém a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita