Guerra de troia
O começo da guerra de Troia vai ter origem em Pélion, na Grécia, no Monte de Ida, em Tróada e no Taigeto em Esparta.
Esses lugares se encontram em montanhas altíssimas, lugares onde a distancia entre os deuses e homens é menor, onde as fronteiras não estão totalmente apagadas.
E nesse contexto aparece a Deusa Tetis ( a deusa marinha) que possui um incrível dom de metamorfose; além de ser uma linda criatura e extremamente sedutora.
Tetis foi escolhida para gerar um filho mortal, esse filho serás Aquiles filho dela com Peleu.
Que vamos falar mais pra frente...
Casamento de Peleu
Zeus escolheu Peleu rei de Ftia, para se casar com Tetis.
Mas um problema seria fazer uma Deusa se rebaixar e casar com um simples mortal, mesmo sendo rei. Então Peleu iria sequestra-la e leva-la para o palácio. Ela lutou contra Peleu se transformando em tudo que estava em seu alcance, mas acabou cedendo no final.
No dia do casamento todos os deuses desceram de Olimpo e comemoraram o casamento nos Picos de Pelion.
E no meio da festa chegou a Deusa Eris, a discórdia, o ciúme e o ódio. Ela surgiu com um presente de amor: uma maçã de ouro; que deveria ser dada a Deusa mais bela.
Atena, Hera e Afrodite tinham certeza que iriam ganha-la.
Mas que iria escolher a ganhadora?
Zeus não poderia, pois se escolhesse Hera iriam incrimina-lo por preferencia a sua esposa, se fosse Atena por ser sua filha e se escolhesse Afrodite por não resistir ai desejo do amor.
Entao Escolheram Paris o filho caçula de Priamo e de Hécuba, que quando criança foi abandonada por ser aquele que levaria a morte de Tróia, sua destruição pelo fogo e pelas chamas.
Proposta das Deusas
Cada Deusa lhe prometeu algo caso fossem escolhidas:
Atena prometeu: “Se me escolheres, terás a vitória nos combates na guerra e a sabedoria que todos invejarão”.
Hera disse: “Se me escolheres, obterás a realeza, serás soberano de toda Asia, pois como esposa de Zeus, em meu leito esta escrito a soberania”