Biografia - Ana Neri
Ana Justina Ferreira Neri, filha de José Ferreira de Jesus e de Luísa Maria das Virgens, nasceu na Vila Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira do Paraguaçu (Cachoeira) em 13 de dezembro de 1814.
Casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Neri, capitão-de-fragata da Marinha. Ficou viúva aos 29 anos, quando seu marido morreu a bordo do veleiro Três de Maio no Maranhão.
Criou sozinha seus três filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio. Os dois primeiros tornaram-se médicos e o Pedro Antônio, militar.
Viu seus familiares mais próximos serem convocados para a Guerra do Paraguai e então escreveu ao presidente da província uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito. Partiu de Salvador, em direção ao Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Aos 51 anos, foi incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários e durante toda a guerra prestou serviços nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá.
Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes durante a guerra, Ana Neri conseguiu transformar a realidade sanitária local, impondo condições de higiene para que doenças não se alastrassem e feridas fossem tratadas.
Ana montou uma enfermaria-modelo em Assunção, capital paraguaia, sitiada pelo exército brasileiro. No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com três órfãos de guerra.
Aos 73 anos, em 20 de maio de 1880 no Rio de Janeiro, Ana Justina Ferreira Neri faleceu. Em sua homenagem, a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil, fundada por Carlos Chagas em 1923, recebeu em 1926 o nome de "Ana Néri".