Biografia Ana Clara Fischer
Nascida na cidade de São Paulo e radicada em Curitiba desde a infância, Ana Clara Fischer é atriz e cantora. Pesquisa música, literatura, teatro, cinema e coloca um pouco de cada uma dessas áreas no seu trabalho de intérprete. É formada em Artes Cênicas pela Escola Técnica/ UFPR e em Jornalismo pela UFPR.
Começou a estudar música em 1997. Além de resultado da influência de seu pai, o compositor, cantor e pianista Iso Fischer, o estudo do canto teve início como uma ferramenta que pudesse complementar o trabalho de Ana Clara como atriz.
Fez aulas de canto popular com Suzie Franco, Liane Guariente, Ana Cascardo e Izabel Padovani e de canto lírico Sílvia Suss. Participou de cursos e workshops com outros profissionais da música e das artes cênicas, estudou estruturação e leitura musical no CMPBC (Conservatório de MPB de Curitiba), teve aulas de piano e de improvisação vocal. Participou recentemente da Oficina de Choro da FAP, focada em repertório, linguagem e prática do choro (2008 e 2009).
Cantou no grupo vocal “Nós em Voz” (1998 a 2000), de Dirceu Saggin e Carlos Todeschini e no Grupo Vocal Poca Boca (2002 a 2004).
Como atriz e cantora, participou dos recitais e espetáculos “De Ícaros e Dédalos” (1999), “Artigo Oitavo” (2006 e 2007) e “Lyricas” (2007), de Etel Frota; de Etel Frota e “Alphonsus de Guimaraens – o poeta da lua” (2000 e 2001), de Etel Frota e Iso Fischer; “A Hora do Ângelus”, recital de poesia e música com poemas das escritoras paranaenses Lindsey Rocha e Lilian Campos apresentado no Perhappinnes 2005; “Caixa de Costura”, apresentado no Curitiba Literária (2007).
Em 2006, embarcou na aventura de seu primeiro show solo, "do amor contente e muito descontente", em parceria com o pianista Fábio Cardoso, com direção cênica da Olga Nenevê, e um repertório de canções brasileiras e textos – poesia e prosa – de diversos autores. Além de sua apresentação em alguns teatros e bares de Curitiba e São Paulo, o espetáculo