Quimica
Introdução
Neste trabalho apresentamos o tema chuvas ácidas. Iremos abordar, o que são chuvas ácidas, como se formam as chuvas ácidas, os efeitos que as chuvas ácidas podem provocar, e a atuação face às chuvas ácidas e os óxidos acídicos, no final desta pequena introdução teórica iremos realizar uma atividade prática dividida em duas atividades, e um pequeno questionário
Os óxidos acídicos
Existem espécies químicas que têm hidrogénio na sua composição, não sendo ácidas. Existem também espécies químicas que, não contendo hidrogénio, reagem com a água, fazendo aumentar a concentração de iões H3O+- estas espécies designam-se óxidos acídicos. Exemplos: dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, etc
que são chuvas ácidas?
A chuva dita normal, na ausência de qualquer tipo de poluição, tem um pH ligeiramente ácido, aproximadamente. 5.6, este é devido à existência de dióxido de carbono () presente no ar. No entanto as chuvas consideradas ácidas têm um pH inferior a 5.6.
Chuvas ácidas são chuvas, ou qualquer outra forma de precipitação que, ao contrário do normal, têm características ácidas. Este termo é usado os vários tipos de acidez atmosféricos. Existem duas formas de acidez: forma húmida e a forma seca.
A forma húmida é caracterizada pela chuva, nevoeiro e neve. A forma seca é caracterizada pelas partículas sólidas e gases.
Como se forma a chuva ácida
A água da chuva já é naturalmente ácida, pois o gás carbônico (CO2) atmosférico reage com a água da chuva formando o ácido carbônico (H2CO3), que confere à chuva um pH levemente ácido, em torno de 5,6 (sendo o pH neutro igual a 7).
Porém valores muito abaixo deste indicam que a chuva encontra-se poluída com ácidos fortes, como o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3) e, eventualmente, com outros ácidos como o ácido clorídrico (HCl) e ácidos orgânicos.
Fenômenos naturais como erupções vulcânicas também podem provocar diminição do pH em regiões características,