aps pendulo simples
O pêndulo é um sistema composto por, basicamente, uma massa de peso qualquer presa em um fio, essa massa fica sujeita a força restauradora gerada pela força gravitacional. Existem diversos tipos de pêndulos que foram usados por vários físicos ao longo dos anos, a facilidade com que seus movimentos eram previstos, ajudou na popularização deste artefato.
A história do estudo do pêndulo data do século XVI, reza a lenda que um dia Galileu Galilei, grande físico que é dito como o primeiro grande gênio da ciência moderna, estava na Catedral de Pisa e observou o movimento do lustre. Decidiu, então, fazer medidas das oscilações do lustre, usando a contagem das batidas do seu próprio pulso já que não havia cronômetros na época, ao fazer isso percebeu que o tempo entre as oscilações não mudava, por mais que as oscilações diminuíssem com o tempo. Ao voltar para sua casa decidiu repetir o experimento, mas dessa vez decidiu mudar o comprimento do fio e descobriu que as oscilações dependiam do comprimento do mesmo. A partir dessas descobertas, Galileu, sugeriu o uso do pêndulo de comprimento padrão para medir a pulsação de pacientes médicos.
Galileu continuou as experiências com os pêndulos e descobriu outras características, que eles são isócronos, que seu tempo de oscilação não varia, embora isso seja valido apenas para pequenas oscilações, esse evento foi o inicio dos estudos sobre os movimentos harmônicos simples (MHS). Observou também que os pêndulos voltavam, praticamente, para a altura a que tinha sido largado, além disso, observou que os pesos mais leves cessavam as suas oscilações mais rápidos do que os que possuíam pesos maiores e que o quadrado do período de oscilação é proporcional ao comprimento do pêndulo.
Os pêndulos também foram de grande importância na evolução dos relógios, os relógios da época de Galileu eram pouco precisos e se atrasavam ou se adiantavam com muita facilidade. Galileu propôs adaptar os pêndulos aos relógios