Pendulo
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO APS
TOLEDO 2014
RELATÓRIO APS - PÊNDULO SIMPLES
Relatório apresentado à disciplina de Física 1 do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Docente: Fernando Andrade Oliveira.
TOLEDO
2014
Introdução O seguinte trabalho tem como finalidade obter o valor da aceleração gravitacional (g). A obtenção desse valor será possível por meio de experimentos envolvendo o uso de um pêndulo simples, também será possível determinar a dependência entre o período de oscilação e o comprimento do mesmo.
Materiais e Métodos O pêndulo simples é constituído por um corpo suspenso num fio leve e inextensível. Quando é afastado da posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscila no plano vertical, em torno do ponto de fixação do fio, por ação da gravidade. O período da oscilação é dado pela fórmula abaixo: T = 2π √(L / g).
Sendo:
T = o período de oscilação do pêndulo (s);
L = comprimento do fio que está preso ao pêndulo (m); g = constante gravitacional a ser obtida pelo experimento.
Elevando ambos os termos da expressão ao quadrado e organizando a fórmula em função do período e do comprimento do fio, obtemos a seguinte expressão: g = (4. π2. L) / T2
Uma função exclusiva do comprimento do pêndulo e da aceleração da gravidade no local. O conhecimento do período que o objeto oscila e do comprimento do fio do mesmo permite calcular o valor da aceleração da gravidade.
Na tabela 1, logo abaixo, estão constando os materiais e utensílios utilizados para a execução do experimento.
Materiais Utilizados
Linha de pesca (1m)
Pincel
Cronômetro
Transferidor
Suporte