Biografia Adam Smith
Adam Smith foi um importante ícone tanto quanto para a filosofia como para a economia, viveu no século século XVIII , mais precisamente ele nasceu no dia 5 de junho de 1723 e veio a falecer no dia 17 de julho de 1790 em Edimburgo. Adam nasceu na cidade de Kirkcaldy, Fifeshire, Escócia em meio de uma família de classe alta não nobre na época, seu pai veio a falecer 2 meses antes de seu nascimento e antes do ocorrido Adam Smith, seu pai, era funcionário público escocês e sua mãe Margareth Douglas Smith descendia de proprietários de terras de Fife.
Adam Smith fez seus primeiros estudos em sua cidade natal Kirkcaldy onde completou o ensino secundário e em seguida em 1737 Adam Smith foi admitido na universidade de Glasglow para estudar Filosofia moral. Em 1740 ele recebe um convite de bolsa de estudos para estudar em Oxford , Balliol College onde aceita a proposta e prossegue com seus estudos , a expêriencia em Balliol pouco teve influência em sua formação , mas por pressões familiares Smith permaneceu em Oxford além do tempo requirido , porém em Agosto de 1746 Smith deixa Balliol e volta para a Escócia.
Em 1748 ele começou a lecionar em cursos diversos em Edimburgo em sua maioria cursos de literatura inglesa e em janeiro de 1751 foi eleito para a cadeira de Lógica de Glasglow onde se lecionava retórica e belles lettres , porém com o adoecimento do professor de Filosofia Moral , Smith foi convidado para assumir também o ensino dessa disciplina , e com a subsequente morte de seu titular, foi lhe dada a opção de escolher qual curso iria lecionar. Adam optou pela cadeira outrora ocupada por Hutcheson , onde foi eleito em abril de 1752 e ocupará interruptamente o cargo de Professor de Filosofia Moral até o início de 1764. A partir daí Smith começa a ter um certo reconhecimento na elite escocesa e começa a participar ativamente de debates acadêmicos e políticos, ele é admitido na Edinburgh Society , onde foi eleito em 1752 , e também funda a Select Society