Biografia de Adam Smith
Este trabalho tem como objetivo apresentar a vida de Adam Smith, importante filósofo e economista escocês do século XVIII, que foi o primeiro a elaborar um modelo abstrato, completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e do funcionamento do sistema capitalista e sendo considerado como aquele que mais contribuiu para a moderna percepção da economia de livre mercado.
Biografia
Adam Smith nasceu na Escócia na cidade de Kirkcaldy, em Fifeshire, e foi batizado em cinco de junho de 1723. Filho de pai funcionário público e mãe proprietária de terras do condado de Fifeshire. Sua família era de classe alta, porém não nobre. Com a morte prematura de seu pai poucos meses antes de seu nascimento e por ser filho único, teve uma relação muito intensa com sua mãe, com quem viveu grande parte de sua vida.
Fez o curso secundário no Burgh School of Kirkcaldy e em 1737, aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, que troca em 1740 pela Universidade de Oxford, onde conseguiu uma bolsa de estudos e finalizou seu curso de filosofia. Na Universidade de Glasgow sofreu grande influência do seu professor de Filosofia Moral, que fez com que iniciasse seus estudos do problemas econômicos, Francis Hutcherson, que era um filósofo irlandês, um dos maiores teóricos protestantes da Filosofia do Direito Natural, além de ser um dos primeiros economistas a reconhecer o que seria mais tarde conhecido como lei da oferta e da procura.
Mesmo após se formar em Oxford, lá permaneceu até agosto de 1746, quando retornou à Escócia.
Passou dois anos sem emprego regular e, com o apoio do filósofo e jurista Lord Henry Kames, começa a ministrar, a partir do inverno de 1748/1749, uma série de cursos em Edimburgo, como ética e economia. Conheceu, em 1750, David Hume, que foi filósofo, historiador, sociólogo e economista escocês do período do Iluminismo, no século XVIII.
Em janeiro de 1751, na idade de 27, anos foi nomeado professor de Lógica, lecionando retórica e bells