Biogeografia
Características Gerais:
Local: Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca –
MG. (Zona da Mata).
Área: 1488 hectares.
Administração: IEF-MG (Instituto Estadual de
Florestas).
Criação: 1973.
Introdução.
O Parque Estadual do Ibitipoca é uma área de preservação ambiental aberta à visitação, sob a guarda e administração do Instituto Estadual de
Florestas de Minas Gerais (IEF). Localiza-se aproximadamente a 100
Km de Juiz de Fora, entre os municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e
Santa Rita do Ibitipoca, na Microrregião de Juiz de Fora, inserida na
Zona da Mata Mineira. O local é rico em paisagens típicas de domínios de rochas quartzíticas, recobertas por campos rupestres. Nele, exuberantes mirantes, locais de banhos e grutas, causam um contraste com o entorno, que é caracterizado pela presença de um relevo de morros e colinas arredondadas, de menores altitudes. As características ambientais desta área atraem a presença humana, o que indica a necessidade de ser cuidada, devido à sua fragilidade.
Clima e Vegetação:
O clima é tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos sendo novembro, dezembro e janeiro os mais chuvosos e inverno seco, com os meses de junho, julho e agosto os meses mais secos. O parque apresenta boa infraestrutura para os visitantes e está sobre um afloramento de quartzito sobre o qual se desenvolve um solo (Cambissolo) pouco profundo constituído principalmente de matéria orgânica e areia (areno-quartzosos) formada pela erosão da rocha. Por isto, grande parte da vegetação é xerófita, isto é, constituída de gramíneas e herbáceas de baixo porte. Nas regiões onde o solo tem pouca profundidade, localizamse arbustos, cactos e bromélias, caracterizando típicos campos rupestres. Os rios do parque apresentam cor de caramelo devido ao alto teor de matéria orgânica.
Plano de manejo.
O parque Estadual do Ibitipoca possui plano de manejo.
O plano de manejo de