resenha
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir alguns problemas práticos pedagógico que afetam diretamente o aluno, o professor e a coordenação das escolas sob a ótica da inserção das TICs na dinâmica e no cotidiano da escola e do trabalho do professor.
Diante do trabalho pedagógico e da gestão da escola, as TICs já se encontram inseridas em muitos momentos, mas podem ser ainda bastante exploradas tanto para os professores como para a coordenação e todos os envolvidos direto ou indiretamente nos trabalhos da instituição.
As reuniões pedagógicas nos antepassados ocorriam de forma tradicional ,em que os professores tinham que recorrer às suas velhas cadernetas para obterem informações mais precisas sobre o desempenho de seus alunos, hoje podem ser bem mais dinâmicas se a coordenação dispuser dessas informações já coletadas, centralizadas e transformadas em informações úteis. A geração de um boletim digital do aluno, que forneça suas notas, sua foto, sua frequência e seu desempenho global é uma ferramenta poderosa nesse momento.
Isso não está distante da realidade das escolas do ponto de vista tecnológico, mas ainda está distante do ponto de vista dos paradigmas de gestão que ainda traçam os rumos das ações da gestão, da coordenação e dos próprios professores com base em uma praxe arcaica. Enxergar essas novas possibilidades e dar a elas a oportunidade de se mostrarem efetivas é parte de um processo de atualização da escola e da própria Educação. Não é mais possível continuar gerindo o processo educacional com base em teorias e práticas administrativas do passado.
Sendo assim, cabe a gestão da escola e à coordenação pedagógica muito mais a coragem da mudança e das tomadas de decisão do que a resolução direta dos problemas. Para que tudo isso funcione bem na escola é preciso que os professores contribuam de alguma forma para a implementação das mudanças, mas nada disso será possível se a própria gestão da