biogas
Ana keite Barbosa lima
Resumo:
Este artigo apresenta a história do campo de conhecimento prático da psicologia em sua relação com a educação no brasil.
Foi realizada uma análise descritivo- analítico compreendida em duas etapas a análise documental fontes não orais e construção de indicadores e núcleos de significação dos registros orais.
Educacional e escolar no brasil, por meio de depoimentos orais e de outras fontes historiográficas. A investigação foi conduzida com a base no pressupostos epistêmicos- filosóficos da nova história e do materialismo histórico e dialético.
Foi então construído um corpus documental composto por fontes historiográficos sobre o tema e depoimentos orais de cinco personalidades que fizeram parte da construção da história da psicologia educacional e escolar no pais.
Este artigo é fruto de uma discursão realizada inicialmente na tese de doutorado intitulada estudos para uma história da psicologia educacional e escolar no brasil, de barbosa ( 2011), orientada por Marilene Proença rebello de Souza no programa de pós graduação em psicologia escolar e do desenvolvimento humano do instituto de psicologia da universidade de são Paulo (USP). A referida tese esta disponível no portal de teses da ( USP) E foi um trabalho financiado com bolsa do CNPq.
A partir do conjunto de elementos investigados construídos e de sua análise (descritivo-analítica ), compôs-se um panorama da história da psicologia educacional e escolar brasileira e é então sugerida uma proposta de periodização desse histórico, construída a partir de marcos escolhidos como significativos para esse campo de conhecimento. Um dos resultados interessantes que se pôde construir a partir da tese foi a compreensão de que as diferentes formas de nomenclaturas que se referem à relação entre a Psicologia e Educação na verdade ensejam pressupostos teóricos, práticos, metodológicos e inclusive ideológicos que precisam ser