Biogas
Biogás é o nome comum dado a qualquer
gás que foi produzido pela quebra biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio.
Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano(CH4)e gás carbônico(CO2),com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H 2S) e umidade.
A produção de biogás ocorre naturalmente
em qualquer local submerso em que o oxigênio atmosférico não consiga penetrar, como em pântanos, no fundo de corpos d'água, intestino de animais, ou de forma antrópica como em aterros sanitários e usinas de biogás
Pode ser classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável, sendo uma forma de obter energia que pode auxiliar o ser humano a se emancipar da dependência dos combustíveis fósseis.
O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica
Objetivo do projeto de aproveitamento energético do biogás produzido pela degradação dos resíduos é converte-lo em uma forma de energia útil tais como: eletricidade, vapor, combustível para caldeiras ou fogões, combustível veicular ou para abastecer gasodutos com gás de qualidade. Independente do uso final do biogás produzido no aterro, deve-se projetar um sistema padrão de coleta tratamento e queima do biogás: poços de coleta, sistema de condução, tratamento (inclusive para desumidificar o gás), compressor e flare com queima controlada para a garantia de maior eficiência de queima do metano.
Existem diversos projetos de aproveitamento energético no Brasil, como nos aterros Bandeirantes e São João, no município de São Paulo, que já produzem energia elétrica.
sistema de armazenamento
sistema de armazenamento
O PROCESSO DO BIOGÁS
A decomposição do lixo orgânico disposto
no aterro gera o biogás que é composto basicamente de Metano (CH4),Gás Carbônico
(CO2) e