Biofísica
MECÂNICA DA CIRCULAÇÃO
PRESSÃO SANGUÍNEA
RESISTÊNCIA ARTERIAL
MECÂNICA DA CIRCULAÇÃO
PRESSÃO SANGUÍNEA
RESISTÊNCIA ARTERIAL
Mecânica da Circulação Sanguínea É o movimento contínuo unidirecional do sangue, num sistema relativamente fechado, de modo a permitir permanentemente o acesso de nutrientes necessários à sobrevivência celular, assim como de oxigênio, e remover dos diferentes órgãos e tecidos os produtos do metabolismo, que se aí permanecessem funcionariam como tóxicos, sendo a circulação sanguínea, indispensável à vida. O sistema circulatório tem função de comunicador de matéria e energia entre os diversos compartimentos biológicos. É um leva-e-traz contínuo de metabolitos diversos, um exercer ininterrupto de energia potencial e sinética sobre as partes do organismo. O conjunto que realiza essas funções se compõe de:
1- O coração, uma bomba pouco aspirante e muito premente.
2- Os vasos sanguíneos, que formam uma rede contínua, unida pelo coração.
3- O sangue, um fluído parte células, parte líquido.
4- Um sistema de controle, autônomo, mais ligado ao sistema nervoso central.
Coração O coração é um órgão muscular oco, envolto por um saco cheio de líquido chamado pericárdio, localizado no interior da cavidade torácica. As válvulas do corpo permitem que o sangue flua apenas em uma direção dando suporte aos dois ciclos observados na circulação humana: o de sangue arterial, que foi oxigenado pelos pulmões e será distribuído pelo corpo quando o coração bombeia, e o sangue venoso, que retorna ao coração desoxigenado e rico em gás carbônico.
Vasos sanguíneos Os vasos sanguíneos se dividem em 3 tipos: artérias, veias e capilares
Artérias: são vasos de parede espessa, que saem do coração levando sangue para órgãos e tecidos do corpo. Quando o sangue é bombeado pelos ventrículos e penetra nas artérias, elas se relaxam e se dilatam,