Biofísica da visão
Introdução:
Chegou a segunda etapa e junto com ela um novo tema para o trabalho de Física , a Biofísica da visão um tema super interessante e de grande importância em nossa formação. Nesse trabalho serão abordados tópicos do tipo:
*Globo Ocular;
*como enxergamos;
*defeitos da visão;
*dentre outros... O trabalho dessa segunda etapa foi feito pelas alunas Daeny e Sabrina do 2m5 ,então seja bem vindo e viaje pela BIOFÍSICA DA VISÃO!
Objetivos: Contextualizar o assunto estudado em sala de aula (óptica) e, mostra a implicação deste assunto na vida prática do aluno atravésda biofísica da visão.Compreender que a Física é uma ciência aplicada a outras ciências, que além de procurar explicar fenômenos puramente naturais como o mecanismo da visão, também usa desses conhecimentos adquiridos para a melhoria da qualidade de vida.
Como por exemplo, o caso de pessoas que necessitam fazer algum tipo de correção no aparelho visual só passou a ser possível depois que a Física compreendeu melhor o mecanismo pelo qual enxergamos.
A estrutura do globo ocular:
cristalino.
córnea.
nervo óptico.
O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma