estatistica
O departamento de recursos humanos deveria desenvolver um plano mestre que se defina de forma clara as estratégias a aplicar para reduzir as diferenças culturais entre ambas as organizações, estabelecer mecanismos para garantir a retenção de talentos, a criação de uma nova estrutura organizacional, integrar de forma transparente todos os usuários e cuidar da fusão de sistemas vitais para a organização, como as planilhas ou o quadro de funcionários. Certamente não é uma tarefa fácil, mas com o apoio da alta direção podem ser alcançados os objetivos expostos.
2 DESENVOLVIMENTO
PERGUNTA – A
A fase da integração é fundamental para o processo de aquisição. São geralmente utilizadas duas modalidades de integração, quais sejam: definir o processo a priori ou construí-lo sob medida. Na definição a priori, as decisões são centralizadas e a conclusão é normalmente mais rápida e objetiva, sendo os decisores, em geral, executivos especializados.
No processo construído sob medida, que ocorre quando a empresa compradora não dispõe de um plano definido, privilegia-se o bottom up, ou seja, as contribuições de baixo para cima.
Apesar do caráter participativo, trata-se de um processo geralmente mais lento e conflituoso. Esses dois estilos de condução formam os extremos de um continuum, que podem combinar características mais relacionadas a uma ou a outra ponta, dependendo do interesse, competência e cultura da empresa adquirente. É nesta etapa que, em geral, as diferenças culturais são externadas. No entanto, isso não quer dizer, de forma alguma, que o planejamento do choque deva ser feito apenas na etapa de integração.
É imprescindível que a gestão do encontro de culturas seja pensada anteriormente.
A assimilação cultural, modelo que pressupõe a presença de uma cultura dominante, provoca um alto grau