biofísica - atividade complementar
Etapa 1) Em um primeiro atendimento, você, fisioterapeuta, deve se interar com as queixas relatadas pelos pacientes portadores de dor músculo-esquelética aguda e iniciar a proposta terapêutica. Todo o procedimento realizado deve constar no relatório, desde os relatos feitos pelo paciente até a intervenção fisioterapêutica. Para melhorar um desconforto de dor músculo-esquelética aguda, você inicia o tratamento com alguns procedimentos e recursos terapêuticos. Assim:
• Descreva os sintomas tipicamente relatados por pacientes portadores desse tipo de processo doloroso;
• Descreva a intervenção fisioterapêutica (ou seja, os procedimentos e recursos terapêuticos) a ser utilizada nesses casos.
Etapa 2) Após a primeira sessão de fisioterapia, o paciente retorna e relata seus sintomas e a eficiência do tratamento usado. Em seguida, novas sessões serão realizadas, e a adequação do atendimento fisioterápico vem com o relato de melhora de seu paciente. Todos os dados são anotados em seu relatório e a conduta fisioterapêutica segue até o número final de sessões prescritas pelo médico. Por isso, detalhe em seu relatório:
• Que melhora se espera nesse perfil de paciente desde a 1ª sessão?
• Qual(is) perspectiva(s) possível(is) de alta fisioterapêutica terão esses pacientes?
Etapa 3) Para finalizar a sua atividade, elucidar todas as possíveis observações que você faria em pacientes portadores de dor músculo-esquelética com relação ao que deve ser seguido em sua casa, incluindo cuidados, exercícios e métodos de fisioterapia que acompanhe o tratamento do paciente, na busca de melhora na qualidade de vida.
Relatório
Um paciente que sofre de dor musculoesquelética aguda tem o sintoma inicial caracterizado por uma dor local ou sensação de peso nas atividades diárias, que porem melhora com o