Biofisica
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
''BIOFÍSICA NA FORMAÇÃO DA IMAGEM DA ULTRASSONOGRAFIA E NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA''
ANA PAULA C. MANENTE JAQUELINE P. DOS REIS ELENICE FABIANE F. ROMEIRA LUANA F. DOS SANTOS MARIA LEIANE PEREIRA THAMY LIZ C. COUTO RENATA O. DA FONSECA
T332CF-4 B79JGE-0 B5809C-2 B28085-9 B668EJ-1 B71855-2 B4008A-0
JUNDIAÍ 2013
1 - Introdução
Ultrassonografia é uma técnica de geração de imagens que usa ondas sonoras de alta frequência e seus ecos. A técnica é similar à ecolocalização usada pelos morcegos, baleias e golfinhos, assim como o sonar usado pelos submarinos. É uma modalidade de exame de imagem sem a utilização de radiação, constituindo um exame inofensivo para os pacientes e praticamente sem contra indicações.
Figura 1 - Esquema simplificado do sonar
2 - Conceitos físicos sobre ultrassom
São ondas sonoras com frequências situadas acima do limite audível para o ser humano (acima de 20 KHz). Para os propósitos de obtenção de imagens (ultrassonografia), frequências entre 1 e 10 MHz são usadas. As ondas ultrassônicas são geradas por transdutores construídos a partir de materiais piezoelétricos.
O ultrassom, em geral, se propaga através de líquidos, tecidos e sólidos. Apresenta velocidades de propagação, compatíveis com diferentes meios, sendo essa característica necessária ao processo de interação das ondas ultrassônica (mecânicas) com o meio em particular: Velocidade de propagação
Ar Água Gordura Músculo Fígado Sangue Osso
Metros/segundo
330 1480 1460 1620 1555 1560 4080
O ultrassom sofre reflexão e refração nas interfaces onde ocorre uma mudança na densidade.
O ultrassom ao se propagar em um meio e ao passar de um meio para outro, sempre sofre redução da intensidade do sinal, devido aos efeitos de absorção, reflexão e espalhamento.
3 - Geração e detecção do ultrassom
As ondas ultrassônicas são geradas por