Biofisica
Objetivos
1- Conhecer a a reflexão difusa e especular e diferenciar
Reflexão difusa é a reflexão de luz a partir de uma superfície de tal forma que um raio incidente se reflete em muitos ângulos em vez de em apenas um ângulo tal como no caso de reflexão especular. Uma superfície difusa ideal iluminada refletindo terá igual luminosidade de todas as direções em torno da superfície. Uma superfície construída a partir de um pó não-absorvente, tais como gesso, ou a partir de fibras, tais como papel, ou a partir de um material policristalino tal como mármore branco, reflecte a luz difusa com grande eficiência. Muitos materiais comuns exibem uma mistura de reflexão especular e difusa.2A visibilidade de objetos é causado principalmente pela reflexão difusa da luz é a luz dispersa que forma a imagem do objeto no olho do observador.
Reflexão especular é o reflexo espelhado da luz (ou de outros tipos de onda) em uma superfície, no qual a luz de uma única direção de entrada (um raio) é refletida em uma única direção de saída. Este comportamento é descrito pela lei de reflexão, que refere que a direcção da luz de entrada (o raio incidente), e a direcção da luz reflectida de saída (o raio reflectido) fazer o mesmo ângulo em relação à superfície normal, assim, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão (na figura), e que o incidente, normal, e direcções reflectidas são coplanares.
1.1 Conhecer o ECO
Você já ouviu sua voz voltar de um penhasco, de um edifício ou de uma montanha, formando um eco? Ouve-se o eco porque o som bate e volta como acontece a uma bola de borracha que volta de uma parede. O eco também é semelhante a um raio de luz refletido num espelho. Um eco é um som refletido.
Só ouvimos os ecos como sons isolados quando eles nos atingem 1/10 de segundo ou mais depois do som original. Esse é o tempo necessário para o ouvido humano separar um som do outro. Se você quiser ouvir o seu eco deverá ficar pelo menos a 17 metros de distância da