Biofilmes
Trabalho de
Microbiologia
ENGENHARIA AMBIENTAL 4º-Período
UBERABA-MG 2013
BIOFILMES AMBIENTAIS
Biofilmes são comunidades de microorganismos aderidos a superfícies bióticas (como tecidos de plantas, de humanos ou de animais) ou abióticas (plástico, vidro, metal), envoltos de tal forma entre si, que ficam protegidos de condições desfavoráveis no ambiente ou em hospedeiros. Os biofilmes são considerados o principal modo de vida das bactérias, que vivem em comunidades multicelulares e não como organismos unicelulares de vida livre, como se acreditava anteriormente.Os biofilmes podem ocorrer naturalmente em rios e lagos. O biofilme pode ser constituído por apenas uma espécie de bactéria ou por várias espécies.
Importância dos Biofilmes Ambientais:
Os biofilmes têm importantes papéis na natureza, seja na produção e degradação de matéria orgânica, na degradação de poluentes, ou na reciclagem de nitrogênio, enxofre e vários metais.
Existem diferentes capacidades metabólicas;
• Metabolismo de esgotos e águas contaminadas - biorremediação;
• Separação de metais na natureza – biolixiviação
• Oxidação de tubos, brocas de perfuração, encanamentos, rotores e pás de máquinas...
• Reciclagem de substratos na superfície dentária na cavidade oral de seres humanos e outros animais.Associado, por exemplo, à proteção contra o ambiente, ou seja, bactérias em um biofilme encontram-se abrigadas e em relativa homeostase, graças à presença da matriz exopolis sacarídica. A matriz contém vários componentes: exopolis sacarídeo (secretado para o meio externo), proteínas, ácidos nucléicos, entre outros. O EPS tem diferentes estruturas e funções, dependendo das comunidades e/ou condições ambientais:
- impedir fisicamente a penetração de agentes antimicrobianos;
- sequestrar cátions, metais e toxinas;
- proteção contra radiações UV;
- alterações de pH;
- choques osmóticos;
- dessecação.