Biofarmácia
Definições:
Biofarmácia é o estudo da relação entre as propriedades físico-químicas dos medicamentos e sua biodisponibilidade (VANIALS, 2001).
Relação entre a natureza e a intensidade dos efeitos biológicos nos seres vivos e fatores referentes às formas farmacêuticas (ANSEL, 2000).
Estudo do modo como as propriedades físico-químicas do fármaco, a forma farmacêutica e a via de administração afetam a velocidade e o grau de absorção dos fármacos. (AULTON, 2005).
BIOFARMÁCIA
FÁRMACO
FORMA FARMACÊUTICA VIA DE ADMINISTRAÇÃO
QUANTIDADE E VELOCIDADE
FARMACOCINÉTICA
Estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo. Corresponde às fases de absorção, distribuição, biotransformação e excreção das drogas. Através da farmacocinética se consegue estabelecer relações entre a dose e as mudanças de concentração das drogas nos diversos tecidos em função do tempo.
[pic]
FASES DE AÇÃO DAS DROGAS
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE FÁRMACOS
Fatores importantes para determinação da via de administração de fármacos:
- Propriedades do fármaco: natureza química da droga (sal, éster, complexo, cristalina x amorfa); estado físico; tamanho e superfície das partículas da droga; presença de excipientes e coadjuvantes; tipo da forma farmacêutica.
- Objetivos terapêuticos: tempo de ação da droga no organismo (início rápido da ação, administração por longo tempo, etc).
VIA ENTERAL
VIA ORAL - É a mais comum, porém a mais variável devido à biotransformação de primeira passagem, no intestino ou no fígado, o que limita a eficácia de vários fármacos. A ingestão de fármacos com alimentos pode influenciar a absorção.
[pic]
Via Sublingual – o fármaco é difundido na rede capilar permitindo que entre diretamente na circulação sistêmica, evitando os efeitos de primeira passagem.
Via Retal – por esta via a