Bioetica
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS – DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
Disciplina: Fundamentos de Bioética e Tanatologia. 1ª Avaliação.
Alunos: Victor Duarte de Medeiros
Data: 09/03/2015
1- Crie uma situação de conflito ou desacordo moral, na área biomédica, e a solucione utilizando o paradigma principialista.
2- Suponhamos que determinado plano de saúde cubra alguns procedimentos, como a mamografia, desde que haja uma suspeita real de câncer de mama. O médico Hipócrates solicita este exame para sua jovem paciente. Apesar de se tratar apenas de um exame preventivo, no caso específico, o médico descreve como se houvesse suspeita de câncer para que o plano de saúde não negue a cobertura do procedimento. Com base em seus estudos bioéticos, avalie a conduta do Dr. Hipócrates.
3- O médico Esculápio é casado e tem cinco filhos. Trabalha 12 horas por dia para manter sua família com um padrão de vida, considerado digno, para ele. Seus filhos recebem uma mesada de R$ 1.000,00 e sua família frequentemente viaja ao exterior, durante as férias. O Dr. Esculápio atende seus “pacientes de planos de saúde” em tempo bem mais curto que os das consultas particulares. Normalmente conversa pouco com os pacientes dos planos e solicita muitos exames, às vezes além do necessário para o diagnóstico das patologias. De acordo com seus conhecimentos bioéticos, responda: a- O Dr. Esculápio respeita a autonomia dos seus pacientes? Justifique. b- De acordo com a tábua das virtudes de Pellegrino e Thomasma, o Dr. Esculápio pode ser considerado um médico virtuoso? Explique. c- A virtude da justiça é plenamente respeitada pelo médico nos seus atendimentos? Justifique.
4- De acordo com o estudado nas aulas iniciais de Bioética, qual a diferença entre beneficência e benevolência?
5- Moral e ética são termos que se assemelham quanto à etimologia, porém se diferenciaram na semântica (sentido), ao longo da história. Quais são essas diferenças?
6- Explique como a