bioetica
BIOÉTICA
Claretiano – Centro Universitário
Curso: Licenciatura – Educação Física
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura
Profª: Semiramis Corsi silva
Pólo: Buritis-RO
BURITIS, RO 16/04/2014
Introdução
Este trabalho falará sobre a Bioética, sobre a importância que ela tem para resolver questões éticas relacionadas pelo avanço e pela aplicação da medicina e da biologia. Dos seus princípios gerais e a sua relação com outros campos de conhecimento.
Bioética
A Bioética é um conjunto de pesquisas, discursos, práticas que tem a finalidade de esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia. Ela tem forte ligação com a Filosofia que discute as questões éticas e considera a responsabilidade de moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. E de acordo com o Relatório Belmont – criado por uma Comissão encarregada de estudar e apreciar os problemas éticos relativos a pesquisas cientificas nos campos da Biomedicina e das ciências de comportamento – a Bioética possui três princípios gerais e fundamentais: o respeito pelas pessoas, a beneficência e a justiça.
O principio de respeito pelas pessoas apóia-se em duas convicções morais:
A que se devem tratar as pessoas sempre com agentes autônomas;
A que devem ser tutelados os direitos da pessoa cuja autonomia está diminuída ou comprometida.
Portanto a autonomia deve ser reconhecida e respeitada, respeitando as escolhas e decisões.
O principio da beneficência inclui a não maleficência que é a obrigação de não fazer mal, como dever de agir para beneficiar os outros.
O princípio de justiça pode ser entendido como o direito que pertence ou é devido às pessoas, no caso, direito à saúde independente da situação financeira, da raça etc. e que todos devem ser tratados dignamente.
A Bioética tem relação com demais campos