bioetica
Não há dúvida da importância assumida pela Bioética na história recente dos países ocidentais, embora tenha sido longo o percurso de institucionalização desse campo. O imperativo de regulamentação da ciência e da técnica adveio da reflexão sobre as experiências realizadas no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Em 1927, O termo “Biótico” foi utilizado pela primeira vez pelo alemão Paul Max Fritz Jahr, (1895-1953). Na década de 1970 o termo é relacionado com o objetivo de deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores estudáveis pela ética.
Esse autor caracterizou a Bioética como sendo o reconhecimento de obrigações éticas, não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos.
O termo também foi mencionado em Janeiro de1971, por um profissional humanista, Van Rensselaer Potter, da Universidade de Winsconsin, que considerou a Bioética como ponte para um futuro, este livro é o primeiro marco, na tentativa de se estabelecer conceitos bióticos com dignidade e qualidade de vida humanas, onde a responsabilidade assume a dimensão mais importante para a sua efetividade, como ética prática ou aplicada. No presente século, promover a Bioética como meio de facilitar o