bioetica
A estética passou a ser estudada juntamente com a lógica e a ética, integrando os conceitos do que é bom , belo e verdadeiro.A essência do belo só é alcançada identificando com o que é bom e levando em conta determinados valores morais. Os consumidores estão cada dia mais exigentes, aumentado assim, as responsabilidades e deveres dos profissionais nos serviços prestados a esses consumidores. Mas para isso devemos estar atentos a alguns cuidados pertinentes as medidas de segurança. O profissional da beleza, tem como função atender e cuidar de seus clientes, embasado em sólida formação técnica, com domínio total de todos os setores que compõem a estética e a cosmetologia. É seu papel prestar serviços de alta qualidade ao público, com os objetivos de melhorar e manter a aparência externa e as funções naturais da pele, relaxamento e o bem -estar físico do corpo e da mente. Os profissionais e clientes estão expostos a riscos, sendo eles: riscos Físicos, Químicos, Biológicos Ergonômicos e de acidente. Mas para que isso não ocorra são fundamentais algumas medidas de proteção, como uso de equipamento de proteção individual (EPI’s), equipamento de proteção coletivo
(EPC’s), esterilização e a desinfecção dos materiais utilizados nos procedimentos, a higienização das mãos e a limpeza do ambiente, são meios importantes para amenizar esses riscos pertinentes ao âmbito profissional, oferecendo assim serviços de qualidade e segurança aos clientes.
Sabemos que todos os seres humanos têm problemas com sua estética e queremos sempre estar melhores, mas nunca estamos satisfeitos. Cabe ao profissional adotar uma postura eticamente correta respeitando a autonomia do paciente e seus valores. Não pode esquecer que todo procedimento existe um risco e de acordo com o objetivo de um dos princípios da bioética é a beneficência visando o bem-estar do individuo.
Os aspectos corporais vêm crescendo dia-a-dia e os profissionais de estética têm que estar