Bioetica
A bioética é uma reflexão compartilhada, complexa e interdisciplinar sobre a adequação das ações que envolvem a vida e o viver. Neste trabalho descreveremos os princípios da bioética e exemplificaremos com uma reportagem de acordo com o Relatório Belmont (1978).
DESENVOLVIMENTO
O Relatório Belmont refere-se basicamente a justificação e a avaliação das ações humanas, onde se apóia em três pilares básicos que envolvem a ética dos seres humanos: Respeito pelas pessoas; Beneficência; Justiça.
Respeito pelas pessoas: Devemos saber tratar seres humanos como pessoas, ou seja, seres racionais. Ter respeito não só quando necessário, mas sim, a todo o momento, seja nas ruas, casas, ambiente escolar, ambiente de trabalho, onde for temos que ter respeito.
Respeitar as pessoas nos casos mais difíceis consiste com freqüências em colocar na balança demandas opostas, exigidas pelo mesmo principio de respeito. Como um velho ditado diz: Respeitar o próximo é respeitar a si mesmo.
Beneficência: O termo “beneficência” é freqüentemente entendido como atos de bondade e de caridade que vão além da restrita obrigação. As pessoas devem ser tratadas eticamente, suas decisões são respeitadas e elas protegidas de danos.
Justiça: É o valor e a qualidade que as condutas humanas devem assumir no âmbito das suas relações sociais. O principio da justiça desrespeito a igualdade de todos os cidadãos na medida em que todos são iguais perante a lei e todo tem os mesmo direitos. Um exemplo é que as questões de justiça estão associadas desde muito tempo com as praticas sociais como a punição, impostos e representação política.
A partir da reportagem de Adriana Ramos, podemos ver que vivemos numa sociedade muito desigual, infelizmente as diferenças sociais transforma o ser humano em pessoas rotuladas, onde os mais fracos são vistos como incapazes, ou seja, qualquer deficiência humana, social, econômica entre outras pode nos tornar uma pessoa vulnerável.
Entendemos