Bioetica
No texto “organizações de aprendizagem ou aprendizagem organizacional”, a autora Yeda aponta aprendizagem e organização, como forma de desenvolvimento de ideias, favorecendo processos de aprendizagem dentro de uma organização em seus contextos e culturas específicos.
A autora mostra que as intenções são voltadas para encontrar caminhos, sobrevivência e competitividade, voltada para o desenvolvimento e troca de experiências, incentivo e capacitação que são cruciais para aprendizagem e organização.
Ela relata também a importância de compartilhar as nossas ideias e crenças, mostrando que aprender e organizar são dois processos diferentes.
Os objetivos explícitos deste texto são estabelecer opiniões, oportunidades de competitividade e sobrevivência das organizações, para analisar os problemas e buscar soluções. Que chamam a atenção para o ser novo, ou seja, a nova empresa, a nova rotina de trabalho, os novos gestores, novas pressões entre tantas outras.
O texto convida a esclarecer que em algumas organizações conseguimos liberdade de desenvolver nossas próprias ideias, definir uma diferença entre aprender e organizar, conseguindo um propósito de intervenção e mudança.
A autora cita aprendizagem e organização como forma de mudança, mas não faz analogias ao cotidiano, se expressa com palavras de difícil entendimento, poderia ser mais objetivo.
O texto tem do começo ao fim, a objetividade de aprendizagem, define a diferença entre aprender e organizar, mostrando, por exemplo, que reuniões nos levam a descobrir os problemas, e buscar soluções.
É um texto para empresas que tem como foco o processo de organização entre trabalho individual e coletivo baseado na análise de vários autores. Voltados para pessoas com perfil acadêmico, é dedicado a professores, pesquisadores e