bioetica no brasil
A Bioética se tornou um campo de encontro para numerosas disciplinas, discursos e organizações envolvidas com questões levantadas por questões éticas, legais e sociais trazidas pelos avanços da medicina, ciência e biotecnologia.
Existe um despertar de grande sensibilidade em relação a Bioética no país, gerando várias iniciativas individuais e institucionais, responsáveis pela promoção de eventos, jornadas, seminários e congressos, capazes de envolver um número significativo de pessoas interessadas na área.
Mostra-se abaixo o trabalho de Centros já consolidados na realidade brasileira, cujo entusiasmo pela Bioética incentiva outros a seguirem o mesmo exemplo.
Sociedade Brasileira de Bioética (SBB)
A Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) instituída em 18 de fevereiro de 1995, tendo como seu primeiro presidente de 1995, tendo como seu primeiro presidente e fundadora o Prof. Dr. Willian Saad Hossne. Atualmente conta com cerca de 600 sócios, das diversas áreas do conhecimento humano, o que reforça seu caráter pluralista e multidisciplinar.
Trabalha com as finalidades de reunir pessoas de diferentes formações científicas ou humanísticas interessadas em fomentar o progresso e difusão da Bioética; estimular a produção cultural de seus associados e divulgar os propósitos da Bioética; assessorar, quando solicitada, projetos e atividades na área de Bioética; patrocinar eventos de Bioética, de âmbito nacional e internacional; apoiar movimentos e atividades que visem à valorização da Bioética e deles participarem; defender os interesses profissionais de seus membros, no desempenho de atividades ligadas a Bioética.
Núcleo de Ética Aplicada e Bioética/ Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ
No Departamento de Ciências Sociais desta instituição, há a atuação do Núcleo de Ética Aplicada e Bioética, coordenado pelo Prof. Fermin Roland Schramm e composto pelos professores José Luiz Telles de Almeida, Marlene