Bioetica no brasil e no mundo
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
RAFAELA ROCHA
Historia da Ética e da Bioética no Brasil e no mundo.
MANAUS
2012
RAFAELA ROCHA
Historia da Ética e da Bioética no Brasil e no mundo.
PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO COMO REQUESITO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL DA DISCIPLINA DE BIOÉTICA, CURSO DE ENFERMAGEM SOB A RESPONSABILIDADE DA PROFESSORA ELLEN PRISCILA, DO 2º PERÍODO TURMA: ENF121M01 SALA 6
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
Historia da Ética e da Bioética no Brasil e no mundo.
O termo bioética surgiu em 1971 com a obra Bioethics: bridge to the future, escrita pelo oncologista norte-americano Van Rensselaer Potter, cuja preocupação primeira era buscar uma saída para o progressivo desequilíbrio criado pelo homem na natureza. Oito anos mais tarde, Tom L. Beauchamp e James F. Childress publicaram juntos The principles of biomedical ethics, que restringiria a Bioética ao meio clínico. A diferença apresentada nestas obras indica preocupações distintas resultante de duas fases históricas da Bioética, com questionamentos e reflexões próprias. A primeira fase vai de 1960 até 1977, período em que surge em diferentes regiões dos Estados Unidos, entre o meio médico, a preocupação com o impacto social causado pelos avanços científicos e tecnológicos no tratamento de seus pacientes.
O diálogo bioético foi se tornando mais abrangente e seus participantes foram sentindo a necessidade de ampliar o contexto dos debates para dar às humanidades a oportunidade de manifestarem suas preocupações e suas posições em relação aos temas discutidos pela sociedade de então. Foi justamente através do diálogo entre a ciência e as humanidades que Potter apresentou a Bioética na forma de uma “ética geral”. Com esta mesma perspectiva, em 1971, o ginecologista e obstetra André Hellegers fundou, na Universidade de Georgetown, o Kennedy Institute.
A intenção de Potter era desenvolver uma ética das relações vitais, dos seres humanos