Biodiversidade
BIODIVERSIDADE: A biodiversidade, também conhecida como diversidade biológica, e o termo que trata de explicar a ampla variedade existente de seres vivos sobre o planeta Terra e os padrões naturais que forma esta variedade. De acordo com os estudiosos sobre o assunto a biodiversidade é consequência da evolução das espécies durante os bilhões de anos desde o nascimento do planeta, acunhada naturalmente de acordos com os processos da natureza e sem dúvida pela influência dos seres humanos. Nós, os seres humanos, somos parte integrante da biodiversidade e formamos parte de uma rede vital da biodiversidade.
É bastante frequente que o que se entenda sobre o termo biodiversidade tenha relação com a variedade ampla de animais, plantas e micro-organismos que existem sobre o planeta. Já se identificou um número de quase dois milhões de espécies e maioria delas são de criaturas muito pequenas, como por exemplo, os mais variados tipos de insetos. Os cientistas que estudam a matéria já reconheceram que realmente existem mais de treze milhões de espécies, porém, nos dias atuais se estima que podem variar entre três e cem milhões de acordo com os estudos realizados.
BIOMAS: Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. Os biomas apresentam tipos fisinômicos semelhantes de vegetação e estão estreitamente relacionados às faixas de latitude, por conseguinte ao clima. Por exemplo: nas áreas de baixa latitude ou de clima tropical, predominam as florestas tropicais; nas áres de média latitude surgem as florestas temperadas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça