biodiversidade
"Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade".
Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de diversas formas de vida que podemos encontrar na Terra Ex: plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos etc.
Níveis de Biodiversidade:
Diversidade genética: os indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente idênticos entre si.
Diversidade orgânica: nesse nível de classificação, todas as espécies de seres vivos são classificadas de acordo com sua evolução e suas características. Diversidade ecológica: os indivíduos de uma mesma espécie formam populações, que formam comunidades, que formam ecossistemas, que formam um bioma.
A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.
Além disso, a biodiversidade é fonte de imenso potencial econômico por ser a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, florestais e também a base da indústria da biotecnologia, ou seja, da fabricação de remédios, cosméticos, enzimas industriais, hormônios, sementes agrícolas. Portanto, a biodiversidade possui, além do seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo.
Com tamanha importância, é preciso conhecer e evitar a perda da biodiversidade!
Fatores que ameaçam a biodiversidade.
A perda da biodiversidade envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.
Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são:
Perda e fragmentação dos hábitats;
Introdução de espécies e doenças exóticas;
Exploração excessiva de espécies de plantas e de animais;
Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento; Contaminação do solo, água e atmosfera por poluentes;
Mudanças climáticas, aquecimento global.