Biodisiel
Matéria:
Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás
Professor : Thiago Zimmer
Integrantes
Igor Oba – Ra 969926-0
Sumário
1 – Introdução
2 – O Biodiesel
3 – Transformação 4 – Reação Química
5 – Equipamentos
6 – Bibliografia
Introdução
Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.
Combustível natural usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP
O Biodiesel
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação.
Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Transformação
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
Reação de Transesterificação
Composição de alguns óleos vegetais
O processo de obtenção do biodiesel por esterificação consiste na reação de um ácido graxo com um mono-álcool para formar ésteres. As reações de esterificação são catalisadas por ácidos.
Reação de esterificação.
A obtenção do biodiesel a partir de óleos vegetais ou gorduras ocorre pelo processo de craqueamento térmico ou catalítico. Esse processo consiste na quebra das moléculas do óleo ou da gordura, levando à formação de uma mistura de hidrocarbonetos, semelhantes ao diesel convencional, e